top of page

Você está presente no seu agora?

  • Grandi Rochinski
  • 15 de ago. de 2018
  • 8 min de leitura

Não se preocupe com as pessoas do seu passado, há uma razão pela qual elas não estão no seu presente e outra pelo qual não chegarão ao seu futuro.

Há duas razões para uma pessoa mudar; porque aprendeu demais ou, porque sofreu o suficiente para mudar.

Não dependa de ninguém na sua vida, pois até mesmo sua sombra te abandona quando você está na escuridão.

Sua vida, só você tem o poder de mudar. Não espere que outra pessoa faça por você, o que só você pode fazer.

Passado, presente ou futuro – em qual tempo você está vivendo?

A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil serem felizes é porque estão sempre a julgar o passado melhor do que foi, o presente pior do que é e o futuro melhor do que será.

Pare de olhar para onde esteve, e comece a olhar para onde pode estar. ”

Esta frase acima, sintetiza o tema deste artigo.

Somos chamados a olhar sempre para frente, como um dever para nossa saúde mental.

Só podemos nos voltar ao passado, para nos lembrar de quais erros não devemos cometer no presente, para estar sempre criando um bom futuro. Mas não podemos também fazer disso uma rotina, pois o passado não se concerta, serve apenas como referência boa ou ruim. Não se lamentar e ficar pensando no que poderíamos ter feito ou não, é um terrível desperdício de energia e tempo, que poderia ser útil no seu presente.

Paulo deixou muito claro sobre o que pensar do passado, na sua carta aos Filipenses: "Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13-14).

Vejam a sua volta como as pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo. Isto deveria ser a rotina de todos nós para uma vida plena e feliz.

Como poderemos ter pensamentos alegres acerca de nosso futuro, enquanto alimentamos as tristezas do passado. Mas qual passado? Ele já se foi, não existe mais. Existe uma frase que diz assim; "Aquele que desperdiça o hoje lamentando o ontem desperdiçará o amanhã lamentando o hoje”. Esta frase resume a causa da depressão e ansiedade.

Não podemos mudar o passado pois ele deixou de existir a muito tempo, mesmo que seja apenas a um minuto atrás, ele já não existe mais. Mas também não podemos condenar o futuro que ainda vira por causa dele. O Universo nos reserva sempre um futuro glorioso, basta não erar mais e ouvir a voz da “consciência” e não repetir atitudes erradas. Lembre-se; repetição de atitudes erradas, é o termômetro de um futuro sem futuro. Existem pessoas que apenas vivem da reputação do passado, ou se lamentam por aquilo que o passado lhes tirou. Mas os verdadeiros “bons tempos”, ainda acontecerão. Só depende de cada um na mudança de atitudes, e ter um olhar mais atento a sua consciência.

Nunca permita que o passado ocupe todo o seu presente. Evite pensar demais no passado. Não há nada tão distante quanto uma hora atrás ou um minuto atrás. Saiba que o seu passado jamais se igualará ao seu futuro, que pode estar sendo criado no agora, seu presente.

Percebem que na maioria das vezes, estamos sempre pensando no passado ou no futuro com a esperança de que algo mude, ou que alguém o mude para nós, sem termos feito nada para isso! O acham disso? Pense direitinho sobre esta pergunta. Nada cai do céu, de graça sem que para isso, nos esforcemos no trabalho com perseverança para que tenhamos um presente digno de um futuro. Não existe mágica no Universo sem esforço próprio. Só mesmo a loteria para mudar. E mesmo assim, sem merecimento, o dinheiro se esvai com facilidade.

Parem para pensar sobre o que vou falar agora; a momentos em nossas vidas que passam com tamanha velocidade, mas tão rápido que, se não estivermos conscientes destes momentos, corremos o risco de simplesmente chegar no final da vida e não ter vivido um dia sequer, um momento sequer, esperando a tão sonhada vitória como alguns gostam de afirmar. Mas que vitória? Simplesmente por não vivemos o presente tão merecido que deveríamos ter vivido.

Observem atentamente seu dia a dia e perceberá que os filhos crescem muito rápido. Se você não tomar cuidado, quando perceber, eles já estarão adultos, e belos momentos deixarão de serem vividos e compartilhados ao lado das pessoas que você mais ama na vida, seus filhos, mulher, marido, amigos, parentes, namorados, companheiros.

Viva estes momentos mágicos consciente de como é incrível a rapidez do crescimento de uma criança, simplesmente vivendo seu presente a cada segundo de seu desenvolvimento.

Nos preocupamos demais com o tempo, deixando de lado as verdadeiras prioridades da vida, a vida que devemos viver no agora. Quantas preocupações desnecessárias seriam evitadas se não tivéssemos medo de coisas que na maioria das vezes nunca aconteceram ou que nunca acontecerão, simplesmente pela inutilidade da preocupação excessiva. É triste como estamos perdendo um precioso tempo deprimidos com o passado, ou ansiosos por esperarmos por um futuro que pode não existir.

Veja esta frase maravilhosa de nosso Mestre Jesus: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo”. Mateus 6:34

Sabemos que o tempo não existe, ele é o nosso agora. Porém, o tempo psicológico pode nos enganar e nos tornar escravos e dependentes, do já se foi ou da ilusão do que poderá ser.

Se perguntarem a um idoso sobre sua vida, ele dirá que se pudesse voltar atrás, no tempo, ela aproveitaria mais cada momento de seu presente com as pessoas que ele mais amou na vida, aproveitaria para usufruir cada momento ao lado das pessoas que mais amou. Veja, não existe idade para ser feliz e nem tempo para recomeçar, recomece, esteja presente no seu agora.

Tente isso; procure lembrar de quais eram os seus problemas há exatamente um ano atrás. Você verá que, de alguma forma, alguns destes problemas acabaram se resolvendo por si só, outros se perderem com o tempo e você apenas preocupou-se sem necessidade. Veja o quanto se desgastou! Aprenda com isso e não se preocupe mais com o futuro ou em ficar relembrando o passado.

Quantas vezes perdeu a paciência ou se irritou com coisas que hoje não fazem o menor sentido para você? Consegue enxergar isso na sua vida? Há situações tão ridículas do passado que hoje não fazem mais sentido. Coloque sua atenção no hoje, no agora, e naquilo que é importante e deixe o tempo cuidar de si e você, passe cuidar de você no agora.

Tente o seguinte: Pergunte-se, se seus problemas de hoje não estarão todos eles, sem exceção, resolvidos em no máximo um ano. É certo que, se estiver vivendo seu presente, poderá responder com segurança que estarão.

Esta frase de Dalai Lama, que diz o seguinte: “os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido”.

Agora vamos ao mais importante:

Veja bem! tivemos um passado, que foi a estrada que construímos para chegar onde estamos hoje. Por isso o passado tem grande influência sobre o que pensamos, o que falamos, como agimos ou sobre as diferentes estratégias de enfrentamento que colocamos em prática em nossa vida. As experiências vividas, certas ou erradas, os ensinamentos adquiridos, certos ou errados, as pessoas que conhecemos, que tiveram influências boas ou ruins em nossa jornada, ou o que fomos aprendendo ao longo da nossa vida, fazem parte da pessoa que somos hoje. Mas toda esta bagagem do passado, não podem mais fazer parte de agora.

De certa forma, querendo ou não, nosso passado é uma parte importante do nosso ser, pois foi através dele que construímos o que somos hoje. O mais importante é que no PRESENTE e no FUTURO, está depositado a nossa CAPACIDADE DE REALIZAR TRANSFORMAÇÕES. Com isso, devemos sempre estar cientes que, não somos o nosso passado, somos o nosso presente e devemos estar nele. Tudo o que fizemos no passado definia a pessoa que éramos naquela época, talvez imaturos para aquela ocasião, mas hoje somos outra pessoa, nos renovamos, amadurecemos.

O que é real e irreal?

Irreal, é alguma coisa que podemos afirmar que não é tangível, que não podemos sentir, não podemos acessá-lo, nem tocar, cheirá-lo, vê-lo ou ouvi-lo. Se algo não pode ser percebido com nossos cinco sentidos, significa que não existe.

Só que isso não quer dizer que não tenha existido ou que não tenha sido real em outro momento da sua vida. Exemplo: tivemos no passado a convivência com um ente querido, mas hoje ele não existe mais, não podemos tocar nem sentir, mas existiu e coexistiu durante um tempo na nossa vida. É fato que ocorreu, sabemos que aconteceu, mas, agora só é real na nossa mente, na nossa realidade psicológica, e podemos definir o que aprendemos de bom ou ruim durante o tempo que não existe mais.

Consegue agora perceber que, qualquer coisa que apenas existe em nossa imaginação, não podemos mudar, não podemos agir sobre, portanto, não faz sentido tomar ações no PRESENTE para modificar situações passadas.

Então, vale a pena nos esforçarmos para nos recolocarmos, estarmos presente sempre que a nossa mente viajar para o passado. O mesmo vale para quando viajarmos para o futuro e formos inundados por uma ansiedade inútil.

O nosso agora, é o que temos de real e podemos ter influência, mas não nossa realidade psicológica. Em nossa realidade psicológica, muitas ações são doloridas, machucam, pois nos fazem sofrer. O que já aconteceu nos deprime, o que ainda não existe nos faz ansioso.

Criando foco no presente!

1- O passado não é real e não existe mais.

O passado se foi, bom ou ruim, não mais existe. Quando o passado se tornar um fantasma em sua vida, diga a si mesmo: Só por hoje, estou aqui agora no meu presente. (Repita três vezes). Respira fundo várias vezes e viva o agora!

Pare de dar importância e valor a algo que já não existe, um fantasma do passado. Do passado, só podemos ter a lição que aprendemos com os erros cometidos, que se torna um ensinamento presente do agora, para não erarmos mais.

2- Não dar mais possibilidades para a nossa mente viajar a outras realidades.

A imaginação é um dom muito precioso que podemos usar a nosso favor, desde que não se confunda com a verdadeira realidade, e nem que seja exagerada demais para que não nos tire do MOMENTO PRESENTE, para não se tornar um devaneio inútil, ou seja, ficarmos “viajando na maionese”.

Esteja sempre alerta, vigilante e quando perceber que seus pensamentos contêm um “isso deveria ter sido assim”, ou “isso não deveria ter acontecido”, obrigue sua mente a voltar-se para o “ESTAR PRESENTE NO AGORA”, e altere seu pensamento para: “isso é o que está acontecendo agora, e é assim que deve ser”.

Este exercício, se for praticado de forma consciente, fará com que você se habitue a não insistir no que já aconteceu.

3- Você tem que aceitar que o passado não pode ser mudado.

Deixe de fazer tudo o que você faz no presente que tenha o objetivo de mudar magicamente o passado, não vai conseguir, já aconteceu, e é o que deveria ter acontecido. Seja algo bom ou ruim, não pode mais te influenciar. Não serve de nada vivenciar emoções que só seriam úteis se as tivéssemos sentido no passado.

Não vale a pena se castigar, machucar, se martirizar, viver à custa de drogas para depressão e ansiedade, roer unhas, rezar, suplicar ou começar a remoer as coisas. Lembre-se: só podemos nos beneficiar, se os erros do passado se tornar lições para o AQUI AGORA, para não cairmos na mesma armadilha hoje ou amanhã.

Vamos viver o presente, concentre-se no que existe ao seu redor: as pessoas que você está vendo agora, os objetos que está tocando, o que você cheira, o que come, o que ouve, o que você ama, o que você lê, o que você pratica. Não existe mais nada, pelo menos por agora. Viva isso hoje e liberte-se do seu passado. Viva o presente no seu agora!

Lembre-se sempre disso:

Se você está deprimido, você está vivendo no passado;

Se você está ansioso, você está vivendo no futuro;

Se você está em paz, você está vivendo no MOMENTO PRESENTE.

O que passou não pode mais ter poder sobre você. Esqueça, deixe para lá.

O futuro não está espelhado no que você já viveu, ele pode ser escrito agora, é o seu presente, o seu agora. O hoje é o melhor momento para abandonar ressentimentos, arrependimentos e qualquer coisa vivida que lhe fez mal. Você é muito maior que tudo isso.

Sua vida começa agora, se você assim o quiser.

 
 
 

Comentários


Tratamentos de, depressão, ansiedade, traumas, psicoses, fobias, traumas, convivência, regressão de memória, hipnóse

integrativapsi.com   -   Consultório de Psicanálise e Psicoterapia Integrativa

Atendimentos, psicoterapia, psicanálise, cursos e palestras.

© 2017 por Grandi Rochinski. integrativapsi.com

Proibida a reprodução e cópia de todo o conteúdo deste site, por qualquer meio, sem autorização do proprietário. Todos os direitos reservados sob pena da Lei LEI Nº 12.853, DE 14 DE AGOSTO DE 2013
bottom of page