top of page

Desculpas e sedentarismo

  • Grandi Rochinski
  • 5 de fev. de 2019
  • 10 min de leitura

“Seu inimigo mora ao lado”, ou dentro de você?

O conteúdo do texto de hoje, eu me enquadrei nele por alguns anos. Com tempo de sobra em minha vida, mas ao mesmo tempo não tinha tempo para nada. Desculpas e mais desculpa para ocupar o tempo livre. Era só tentar começar a fazer alguma coisa e pronto, dois dias depois as desculpas começavam a aparecer para não dar continuidade (autosabotagem). Entrei para uma academia porque eu estava mesmo precisando, e não durou uma semana, as desculpas me venceram.

Já notaram que as “desculpas” que inventamos para tudo, sempre nos vencem, somos perdedores de nós mesmo! JÁ perceberam que estes sabotadores acordam com a gente! Abrimos os olhos e eles já estão de prontidão nos drenando energias positivas. Porque temos este inimigo dentro de nós?

Um dos pontos mais importantes que você deve entender para começar a mudar de vida é parar de inventar desculpas. Se você convive com pessoas que adoram inventar desculpas pra tudo, que não enfrenta os problemas, pessoas que não encara as situações e sempre coloca a culpa em alguma coisa que ela mesmo inventa com ela ou em terceiros, família e governo…vou lhe dar um conselho: apenas deixe pra lá e não insista e nem deem ouvidos, o tempo se encarrega disso.

Quem gosta de inventar desculpas desistem diante das primeiras dificuldades e inventam mais desculpas. Pessoas vencedoras assumem o desafio.

Quem gosta de inventar desculpas são vítimas de si mesmos e se sentem vítimas do sistema por estarem fracassados. Vencedores assumem a sua responsabilidade.

Quem gosta de inventar desculpas abrem mão de sua identidade, de sua realidade para serem aceitos e gostam de ficarem paparicando e agrandando os outros para serem aceitos, ou como forma de mascarar sua baixa autoestima. Vencedores assumem a rejeição, mas não negociam os seus valores com outros.

Quem gosta de inventar desculpas justificam com seus próprios erros e desculpas. Vencedores assumem de cabeça erguida.

Quem gosta de inventar desculpas mentem a si mesmo e depois caem com o remorso, magoas, depressão e ansiedade. Vencedores assumem a verdade doa a quem doer.

Quem gosta de inventar desculpas fogem. Fogem de sua realidade sem encarar a verdade. Vencedores assumem as consequências.

Para que servem as desculpas? As desculpas, são justificativas para não progredir ou dar o primeiro passo em direção ao que você quer, como uma forma de acomodação, autosabotagem, uma forma de anestesia para fugir do que tem que ser feito, mesmo sabendo que necessita, precisa fazer. Tem muita gente pobre vencendo na vida e gente rica fracassando. Então, não importa se as chances são maiores ou menores para alguns. O que importa é que as chances existem. Isso é o suficiente saber, elas existem! E você precisa agir, sem inventar desculpas, sem colocar a culpa em alguém, sem se lamentar. É simples assim.

Se nasceu pobre, é porque precisa vencer a si mesmo, vencer as dificuldades com sabedoria e humildade, mais do que o outro que já nasceu rico e precisa lidar com o que já tem. O Universo funciona assim mesmo, sempre dando uma nova chance de crescer e se superar. E se conseguiu se superar, para não cair mais, faça bom uso para bem, primeiro com você e depois para os outros.

Quem já se superou, já se sente um vencedor, não pode mais inventa desculpa, e sempre deve ser proativo! Perdedores geralmente colocam a culpa em alguma coisa e não saem da zona de conforto.

O vencedor tem como lema “faço, encaro e sigo em frente”… a partir do momento que você faz, age, o Universo começa a conspirar a seu favor, e os resultados aparecem cedo ou tarde, pois tudo tem seu tempo certo de acordo com seu amadurecimento. Aquele que é vencedor não inventa desculpas, ele age e vai na direção de seus objetivos e não olha para traz.

Pessoas de sucesso, não culpam o sistema nem pessoas, ou muitos menos se deixam cair por suas desculpas. Eles criam seus sistemas pessoas, eles sempre mostram ao sistema como fazer as coisas de uma forma bem-sucedida, sem seguir os padrões convencionais, tipo: sou assim e sou vencedor!

Os criadores de “desculpas”, precisam com urgência, eliminar as justificativas que servem para anestesiar a consciência. Isto pode até ser doloroso, mas o coloca em seu lugar: o único autor de suas escolhas e responsável por seu destino. Logo, não importa se isso dói ou lhe pressiona, mas veja pelo lado positivo e de crescimento pessoal. O que importa é que só assim você pode criar suas próprias chances de vida e irá se deparar com caminhos evolutivos que antes, as desculpas não deixavam serem vistos. E isso já é muito mais do que suficiente.

Sabe aquela frase que diz: O inimigo mora ao lado? Ele não mora ao lado, seu maior inimigo é você mesmo! Está dentro de você.

Somos críticos demais e duros com a gente mesmo. Na maioria das vezes, acreditamos que quando temos sucesso com algo foi por sorte. Pensamos que primeiro a situação dará errado e não nos achamos tão repletos de dons como até nos disseram. Se algo dá errado, logo apontamos o dedo na nossa cara ou buscamos por motivos externos para sustentarmos a máxima que nada dá certo na nossa vida. Não estamos aqui para sofrer e sim para nos desenvolver e aprendermos uns com os outros. Portanto, que tal sermos mais generosos e amáveis conosco, encarando este inimigo “desculpas” com todas as nossas forças?

Pois bem! O primeiro passo que se deve dar, é trabalhar a autorresponsabilidade. Na sequência, o autoamor e a aceitação da pessoa incrível que é. Assumir o comando de sua história é um ato grandioso. Mas, olhando de fora, você deve pensar, “mas é óbvio que temos de nos responsabilizar pelos nossos erros e acertos”. Mas, na prática, sabemos que ter consciência e clareza dos passos que damos para destruir nossos sonhos é bem diferente.

Comece ajustando seu olhar para inicialmente só ver oportunidades à sua frente. Isso muda completamente a forma que você enxerga à sua volta e a você mesmo.

Ao se permitir encarar a realidade como grandes lições e maneira de sermos ainda melhores, um novo mundo se abre para você. Será capaz de parar de sabotar o seu sucesso e sua felicidade!

Mudando o foco de nossa atenção, transformamos os resultados que temos em nossa jornada. Porque passamos a perceber qual nosso papel em nossa vida, no trabalho, nas relações. Passamos a ter mais atitudes e muito mais assertivas e clareza do que exatamente queremos.

No início do artigo, falei de academia e que as desculpas me venciam. Vamos falar de alguns exemplos de desculpas que nos sabotam. Os exemplos abaixo servem para qualquer coisa, não só malhação:

EU NÃO TENHO TEMPO!

E quem tem? Mesmo quem tem tempo não tem. Quem não gostaria de começar a trabalhar depois das 10 h, para acordar com tranquilidade e ir para a academia. Mas isso é privilégio de poucos, dos vencedores. Mas se nos encararmos de frente, nos olhando no espelho, podemos vencer este inimigo e ter o tempo que necessitamos para nos dar uma chance. Tudo tem seu preço, e o preço da saúde, bem-estar e autoestima não é dos menores, talvez seja o maior neste momento.

Que tal isso!: ver menos TV já é um começo, no lugar de comprar um refrigerante e um sanduba compre um livro. Passe menos tempo na internet e elimine pequenos gaps de tempo ao longo do dia. Você vai ver o quanto essas coisinhas bobas consomem do nosso precioso tempo e dinheiro. Existem academias com programas de 30 minutos. Não é possível que você não tenha 30 minutos em 24 horas! Na academia que agora frequento, posso ir a qualquer hora do dia, mas encontrei um horário pela manhã onde posso me dedicar a minha saúde. Quando chego lá, vejo muitas pessoas saindo arrumadas para ir ao trabalho e outros tomando seu banho para seguir a jornada do dia. Percebo que quando queremos, tudo se encaixa, basta ter força de vontade, de vencer. Outra coisa, é perder tempo e dinheiro comprando aparelhos para malhar em casa. Não da certo, vira entulho, cabide de roupas e toalhas. Falo por experiência, pois tenho alguns aqui que são caros e não consigo vender e nem usar. O melhor é pagar uma academia e fazer valer o dinheiro da mensalidade.

MEU TRABALHO, ME CONSOME!

Faça uma análise do seu dia, talvez você esteja ficando mais tempo na empresa do que o necessário. Negocie a possibilidade de sair meia hora mais cedo ou chegar uma hora mais tarde.

Se não gosta de fazer musculação depois do trabalho ou antes, que tal meia hora do almoço? Na academia que frequento, é muito procurado este horário. Encontre a melhor brecha na sua agenda, vá entrar em forma e trazer bem-estar em sua vida. Seu desempenho profissional vai aumentar, sua autoestima será bem maior.

ESTOU MUITO CANSADO!

Se não estuda à noite, durma mais cedo, ou, na pior das hipóteses, veja se isso não passa de uma “desculpa”, a desculpa do cansaço - o diabinho do lado esquerdo te atazanando para cair no sofá. Vou te dar um conselho de (personal) terapeuta: se você sofre de ansiedade, depressão, insônia, ou tem problemas de relacionamentos interpessoais, antes de procurar por tratamento médico e se entupir de drogas, procure uma academia, é o melhor tratamento contra estes problemas ou mais. Depois de algum tempo, se persistirem alguns dos transtornos, ai é hora de psicoterapia e não medicamentos.

Se você não consegue dormir cedo acreditando estar cansado, deite, apague a luz e feche os olhos. 7 ou 8 horas de sono por dia são o suficiente para qualquer rotina. Se ainda assim, você se sentir sonolento e cansado, talvez seja carência de vitaminas, ou, seu corpo está mesmo precisando de movimento. Nosso corpo não foi criado para a inercia e sim para movimento. Se paramos, perdemos energias e os problemas mentais e físicos começam a aparecer. A prática de exercícios ajuda a melhorar a qualidade do sono e nos dá energias para superar qualquer obstáculo da vida. Qualquer movimento que fazemos com o corpo, nosso sistema endócrino, começa a ficar feliz, pois estamos dando trabalho a eles, para cuidar um um universo inteiro (corpo somático). paralelo a isso, o sistema nervoso começa a dar sinais de equilíbrio. Com isso, todo um sistema começa a dar sinais de vida, e passamos a nos sentir melhores a cada dia que passa, ate sentirmos falta se faltarmos um dia na malhação. Pense sobre isso com carinho por você mesmo!

EU TENHO FILHOS!

Esta desculpa eu vi que não cola na academia que frequento. Muitas mulheres levam os filhos, até mais de um. Ahaaa!Mas também tenho que ir ao supermercado, limpar a casa, pagar contas, lavar roupa, ou escrever para o blog. Sei que não é a mesma coisa, mas essas são mais desculpas que podem serem contornadas. Quem tem vontade se supera em tudo. Que tal deixar as crianças com os avós no final do dia ou com o parceiro(a) caso ele não vá com você? O ideal para casais é malharem juntos. Ou procurar saber se a academia oferece atividades para crianças. Algumas academias têm espaço kids. Na pior das hipóteses, use a hora do almoço, acaba sendo uma das melhores opções para quem tem filhos. Sempre tem uma saída para quem deseja se superar.

ESTOU MACHUCADO.

Esta foi minha desculpa por anos. Sofri com uma cirurgia no joelho e isso me consumiu por tempos. Depois de curado sentia dores ao fazer movimentos pesados. Procurei por médicos, mas descobri que meu problema foi o diabinho das “desculpas”, e não ter feitos as fisioterapias necessárias para a recuperação, pois eu sabia que iam durar muito tempo para recuperar a musculatura do joelho.

Existem incontáveis maneiras de se exercitar, muitas delas sem forçar joelhos: pilates, yoga, boxe, TRX, musculação. Se o problema for passageiro, o melhor a se fazer é fazer o tratamento e esperar. Só não dá para fazer disso uma desculpa para a vida toda. Eu encarei a academia, expliquei ao personal treiner, e hoje estou muito bem e conseguindo superar as gordurinhas que estavam baixando minha autoestima.

A ACADEMIA É MUITO CARA OU MUITO LONGE.

Academia boa é caro mesmo. Quer resultados terá que pagar por isso. Mas há opções para todos os bolsos, gostos e diversas modalidades; correr no parque, por exemplo, é grátis e andar de bicicleta também. O segredo é fazer com que você sinta que está valendo à pena, não adianta pagar mixaria e sofrer a cada ida, é melhor pagar o que vale e não faltar nenhum dia, e aproveitar este momento para você. Uma vez que você comece a ver os resultados, você vai achar que valeu cada centavo. Se é longe de sua casa, talvez não valha à pena, e o melhor a fazer é procurar uma praça, um calçadão ou outra atividade mais próxima e conveniente. Que tal juntar um grupo de amigos com o mesmo ideal e botar o pé na estrada. Fazer com que cada membro do grupo cobre a participação de todos, um ajudando o outro.

EU ODEIO CARREGAR PESO.

Então, nade, dance, medite, corra. Entrar em forma não tem um caminho, tem todos, e nem mesmo precisa ser em uma academia.

TÁ FRIO, TÁ QUENTE, TÁ CHOVENDO.

Esta são as piores desculpas para tudo na vida. O frio só é problema até você chegar na academia, além de ser a melhor época para entrar em forma, pois nosso corpo queima mais calorias nesta época do ano, diminua a quantidade de alimentos e aproveite para emagrecer. O calor é mais perigoso (se hidrate e evite lugares abafados), mas pense pelo lado positivo, você vai suar mais… é quase um termogênico natural! Tá chovendo? Pegue outra roupa para trocar na academia, coloque na mochila, pegue um guarda-chuva, abra ele, vá em frente e pare de reclamar.

NÃO ESTOU MOTIVADO.

Como eu disse antes, exercícios são ótimos para espantar o baixo-astral e a depre.... Estudos indicam que as práticas de 30 minutos de atividade física moderada por dia aumentam o nível de dopamina no cérebro, aumentando a sensação de bem-estar. Aliás, não são poucas as pesquisas que mostram que pessoas ativas são mais felizes, produzem mais e vivem melhor consigo mesmo. Além de saber que poderá fazer boas amizades, amizades de pessoas que buscam por saúde e bem-estar na vida. Então comece sua transformação agora!

Se você tem mais de 40 anos de idade, esta é a melhor idade para começar a dar mais vida para você mesmo. Vá em frente e coloque o suor para fora e sinta a energia trabalhando em seu corpo!

Deixar de ser seu próprio inimigo, é se libertar do fantasmas do fracasso e tudo aquilo que emocionalmente e mentalmente ocupam espaços dentro de você, drenando seu potencial de brilhar. É como um grito de liberdade para sermos quem queremos ser, sem amarras e desculpas.

Cuide de você! Seja mais gentil na forma que se comunica consigo. Divirta-se mais. Este é o primeiro passo para quebrar este padrão negativo.

Chega de guerrear internamente! Levante a bandeira branca da paz! É hora de construir pontes e não barreiras. Você é e pode ser seu melhor amigo, sua maior paixão e seu grande orgulho. Basta parar de achar que o inimigo mora ao lado, pois ele é você mesmo!

A mente não é capaz de digerir todos os seus problemas. Não adianta andar despreocupado por aí, mostrando aos outros que é capaz de lidar com todas as circunstâncias por ter uma mente forte e focada, pois não é bem assim. Para tudo na vida existe um limite e em algum momento sua mente não será mais capaz de digerir certos problemas, principalmente suas desculpas esfarrapadas. Por isso, evite o acúmulo delas enquanto pode, principalmente se tratando de saúde física e mental, afinal você pode vir a se deparar com a beira de um abismo. Ai, vai perguntar; "e agora o que fazer?"

Lembre-se: movimento e um bom bate-papo com um psicoterapeuta, irá te fazer muito bem. Procure-nos!

 
 
 

Comentários


Tratamentos de, depressão, ansiedade, traumas, psicoses, fobias, traumas, convivência, regressão de memória, hipnóse

integrativapsi.com   -   Consultório de Psicanálise e Psicoterapia Integrativa

Atendimentos, psicoterapia, psicanálise, cursos e palestras.

© 2017 por Grandi Rochinski. integrativapsi.com

Proibida a reprodução e cópia de todo o conteúdo deste site, por qualquer meio, sem autorização do proprietário. Todos os direitos reservados sob pena da Lei LEI Nº 12.853, DE 14 DE AGOSTO DE 2013
bottom of page